Migração e Fronteiras

Objetivos

  • Sensibilizar sobre a desigualdade das pessoas ao atravessar a fronteira
  • Para mostrar as inconsistências do sistema

Breve descrição

Esta atividade serve para mostrar aos alunos a desigualdade das pessoas que querem atravessar a fronteira.

Momento #1

Os participantes são divididos por grupos.

  • Grupo 1: polícia e fronteira
  • Grupo 2: migrantes e matéria-prima

Migrantes:

  • Mulher afegã com 3 filhos
  • Homem de Nicarágua 
  • Casal gay de turistas italianos
  • Adolescente transexual brasileiro
  • Mulher rica em negócios nos EUA

Matéria-prima:

  • Coltan
  • Abacate
  • Cacau
  • Gasolina
  • Diamante

Groupo 3: observadores

Os facilitadores lhes dão instruções sobre como o grupo deve agir.

  • As pessoas da fronteira devem simular uma fronteira, os participantes devem estar de mãos dadas em linha reta. Só abrirão a fronteira quando a polícia aceitar que a pessoa atravesse. 
  • As pessoas da polícia vão abrir ou fechar a fronteira de acordo com as regras e dicas reais recomendadas pelos facilitadores.
  • Os migrantes e o grupo de matérias-primas precisam de atravessar a fronteira. Cada pessoa tem uma identidade diferente fornecida pelos facilitadores, mas eles não sabem qual é a sua identidade até que a atividade termine. A identidade pode ser refugiados, turistas, pessoas de negócios, minerais, alimentos etc.
  • O grupo dos observadores só precisa observar e tirar notas.

[15 minutos]

Momento #2

Os facilitadores interrompem o desempenho e o grupo 3d descobre suas identidades.

Os facilitadores entregam aos grupos um cartão com três perguntas.

Grupo 1:

    • Como te sentiste durante a performance?
    • Por que algumas pessoas podiam atravessar e as outras não? Pensa por que é que algumas matéria-primas podiam atravessar e a outras não.
    • Como é que as pessoas que não podiam atravessar se sentiam?

Grupo 2:

    • Como te sentiste durante a performance?
    • Por que algumas pessoas podiam atravessar e as outras não? Pensa por que é que algumas matéria-primas podiam atravessar e a outras não.
    • Como é que as pessoas que podiam atravessar e as que não podiam se sentiam? 

Grupo 3:

    • Como te sentiste?
    • Por que algumas pessoas podiam atravessar e as outras não? Pensa por que é que algumas matéria-primas podiam atravessar e a outras não.
    • Sentiram-se na necessidade de atuar na performance? Por quê?

[15 minutos]

Momento #3

Mostre aos participantes um vídeo com o objetivo de conscientizar sobre a migração.

Após o vídeo, os grupos iram ler as respostas e iram debater sobre a fronteira, a migração e os direitos civis.  

https://www.youtube.com/watch?v=NwfNsySgpWI

[15 minutos]

Notas

Os participantes podem ajudar-se a atravessar a fronteira, mas não devem contar a sua identidade aos outros.

Os facilitadores podem intervir com algumas dicas se a polícia e o grupo de fronteira não agirem como a realidade.

Os facilitadores podem adicionar algumas perguntas no debate final, como por exemplo:

  • As mulheres têm os mesmos problemas para atravessar a fronteira?
  • Se sabem de onde vêm os nossos objetos diários?
  • Se sabem como conscientizar
    as pessoas sobre esse problema?

Recursos

  • Post-it
  • Marcador
  • Cartolina (A4x100)

Leave a Comment