Migração e Refugiados

Objetivos

  • Sentir, pensar, agir ( mudar ! );
  • Aumentar a conscientização;
  • Ver o mundo de fora.

Breve descrição

Jogo para simular e refletir as diferentes situações dos passageiros, imigrantes e refugiados dos diferentes países durante durante o controlo de passaportes. 

Momento #1

Começa-se com um pequeno grupo de participantes. Cada participante cria um objeto virtual usando a imaginação, depois cada participante entrega esse objeto ao proximo.    
[duração 10 minutos]

Momento #2

De acordo com o número de alunos, irão se dividir em 2 grupos. O grupo 1 irá intrepertar os cidadãos  de outros países a passar pelo controlo de passaporte. Enquanto o segundo grupo irá ser o (observador), estes têm de pensar sobre a situação. O jogo é repetido novamente. Agora os grupos trocam de papeis, grupo 1 (observa) enquanto o o grupo 2 (age). Agora os dois grupos já estão a preceber melhor a situação.
[duração 10 minutos]

Moment #3

Agora vamos repetir a interpretação mas agora vão observar, pensar, e agir para mudar !!
( A divisão dos grupos vai ser iguais aos grupos 2 )
[duração 10 minutos]

Momento #4

Tempo para refletir, e discução sobre o assunto ( O que aconteceu, como se sentiram, e como isto está relacionado com a cidadania global ). 
[duracão 20 minutos]

Recursos e Materiais

  • Folha (A4)
  • Marcadores
  • Se houver (disfarces, idéias ou um carimbo) para fazer de polícia no controle de passaportes)

Leave a Comment