The wall of Alan
Objetivos
- Identificar as motivações dos processos de mobilidade feitos por refugiados;
- Empatizar e humanizar os movimentos migratórios de refugiados;
- Reconhecer os argumentos utilizados na criação de obstáculos a refugiados e outros movimentos migratórios;
- Contra-argumentar o discurso contra os direitos humanos e direitos de asilo de refugiados.
Descrição
Momento #1
Colocam-se os participantes em círculo e mostra-se uma imagem de uma criança [ver a hiperligação] e pergunta-se aos participantes as seguintes questões:
- “Como acham que se chama?”
- “Qual é a sua idade?”
- “O que mais gosta de fazer?”
- “Esta criança faz-vos lembrar alguém?”
Seguidamente mostra-se uma nova imagem [ver a hiperligação] - as duas imagens são de Alan Kurdi. Os facilitadores deverão contar a história desta criança síria que foi encontrada e fotografada morta numa praia da Turquia, abordando os seguintes momentos da sua vida:
- Nasceu na cidade de Kobani na Síria e era de origem curda. O seu núcleo familiar era composto por um pai, uma mãe e dois filhos sendo Alan o filho mais novo;
- A sua família moveu-se entre várias cidades no norte da Síria fugindo à guerra civil e ao autoproclamado Estado Islâmico;
- Posteriormente tentam asilo no Canadá onde o pai de Alan tem uma irmã porém o governo recusa o pedido;
- Tentam então chegar à Europa vindo da Turquia para a ilha grega de Kos - compram para toda uma passagem num bote sobrelotado no dia 2 de Setembro de 2015. O barco naufraga morrendo, para além do Alan, a sua mãe e irmão.
[duração 20 minutos]
Momento #2
Pede-se aos participantes que criem um plenário em semicírculo direcionado para a imagem de Alan (que é colocada numa parede ou porta) e divide-se o grupo de participantes em subgrupos para que realizem um exercício de reflexão sobre os argumentos utilizados sobre a discriminação contra refugiados de diferentes origens - pede-se aos participantes que reflitam sobre os comentários que ouvem no quotidiano sobre os refugiados.
Cada argumento é escrito individualmente numa folha de papel (preferencialmente A5) que representa metaforicamente um tijolo de um muro de discriminação. Posteriormente cada folha é colocada na parede formando um muro criando que tapa a foto de Alan.
[20 minutos]
Momento #3
Posteriormente é visionada uma sequência de vídeos que servirá para explicitar e refletir sobre a coerência no direito internacional, o discurso político e as práticas políticas de diferentes países.
No final, procede-se para um momento de partilha e debate sobre o que foi abordado na sessão.
[10 minutos]