Muro de Alan

Objetivos

  • Identificar as motivações dos processos de mobilidade feitos por refugiados;
  • Empatizar e humanizar os movimentos migratórios de refugiados;
  • Reconhecer os argumentos utilizados na criação de obstáculos a refugiados e outros movimentos migratórios;
  • Contra-argumentar o discurso contra os direitos humanos e direitos de asilo de refugiados.

Descrição

Momento #1

Colocam-se os participantes em círculo e mostra-se uma imagem de uma criança [ver a hiperligação] e pergunta-se aos participantes as seguintes questões:

  1. “Como acham que se chama?”
  2. “Qual é a sua idade?”
  3. “O que mais gosta de fazer?”
  4. “Esta criança faz-vos lembrar alguém?”

Seguidamente mostra-se uma nova imagem [ver a hiperligação] – as duas imagens são de Alan Kurdi. Os facilitadores deverão contar a história desta criança síria que foi encontrada e fotografada morta numa praia da Turquia, abordando os seguintes momentos da sua vida:

  1. Nasceu na cidade de Kobani na Síria e era de origem curda. O seu núcleo familiar era composto por um pai, uma mãe e dois filhos sendo Alan o filho mais novo;
  2. A sua família moveu-se entre várias cidades no norte da Síria fugindo à guerra civil e ao autoproclamado Estado Islâmico;
  3. Posteriormente tentam asilo no Canadá onde o pai de Alan tem uma irmã porém o governo recusa o pedido;
  4. Tentam então chegar à Europa vindo da Turquia para a ilha grega de Kos – compram para toda uma passagem num bote sobrelotado no dia 2 de Setembro de 2015. O barco naufraga morrendo, para além do Alan, a sua mãe e irmão.

[duração 20 minutos]

Momento #2

Pede-se aos participantes que criem um plenário em semicírculo direcionado para a imagem de Alan (que é colocada numa parede ou porta) e divide-se o grupo de participantes em subgrupos para que realizem um exercício de reflexão sobre os argumentos utilizados sobre a discriminação contra refugiados de diferentes origens – pede-se aos participantes que reflitam sobre os comentários que ouvem no quotidiano sobre os refugiados.
 

Cada argumento é escrito individualmente numa folha de papel (preferencialmente A5) que representa metaforicamente um tijolo de um muro de discriminação. Posteriormente cada folha é colocada na parede formando um muro criando que tapa a foto de Alan.

[20 minutos]

Momento #3

Posteriormente é visionada uma sequência de vídeos que servirá para explicitar e refletir sobre a coerência no direito internacional, o discurso político e as práticas políticas de diferentes países.
 

No final, procede-se para um momento de partilha e debate sobre o que foi abordado na sessão.

[10 minutos]

Notas

  • No momento de criação do muro, este muro pode ser criado numa porta colocando a foto de Alan que depois é tapada pelo muro. A porta representa a ideia de acesso a um espaço e este simbolismo não precisa de ser explicitado obrigatoriamente pelos facilitadores;
  • Esta atividade pode ter um impacto emocional muito forte em alguns participantes – é importante que o facilitador esteja atento ao estado emocional dos participantes. Caso aconteça uma situação de instabilidade emocional em algum dos participantes é importante que o facilitador aborde o participante em questão e lhe dê o apoio necessário.
  • Sugere-se que haja uma atividade de aquecimento de grupo que preferencialmente aproxime os facilitadores dos participantes sabendo o nome dos participantes e que quebre o gelo.

Recursos e Materiais

Leave a Comment